Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas promoveu o Curso de Aperfeiçoamento presencial em Coari
Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, entre outros profissionais do Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente participaram, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, da etapa presencial do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas (ECAM) – TED nº 29/2023. O encontro aconteceu no município de Coari e contou com cinco dias de atividades práticas por meio de metodologia ativa e discussões com base em relatos e experiências sobre a atuação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A ECAM tem como objetivo promover a capacitação de Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direito e demais profissionais que atuam na rede de proteção. Nesta edição, o módulo V foi conduzido pela Profa. Dra. Elourdie Corrêa com auxílio da técnica Nathalia Freires e do monitor Elias Costa, reunindo um total de 36 participantes, no Instituto de Saúde e Biotecnologia, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
No primeiro dia, os participantes vivenciaram a atividade “Confluência das Águas”, que teve como foco valorizar os percursos individuais e evidenciar a riqueza da diversidade entre os cursistas. Na sequência, foi realizada a construção da “Cartografia da Rede de Proteção”, com o objetivo de identificar os serviços disponíveis no território e compreender os fluxos de atendimento existentes. Além disso, houve a construção coletiva de um “ contrato didático”, que visa estabelecer um pacto de convivência durante o curso.

Participantes da turma
No segundo dia, a dinâmica “Olhar da Infância” propôs uma reflexão sobre o modo como crianças percebem e interpretam situações cotidianas por meio de imagens. Em seguida, a oficina abordou a elaboração a “Cartografia do Usuário-guia” e a “Coordenação de Casos”, permitindo uma análise mais aprofundada de situações de diferentes sujeitos e o reconhecimento da participação da rede, dos caminhos seguidos e dos instrumentos utilizados no acompanhamento técnico dos contextos apresentados.

Atividade da Cartografia do Usuário Guia
O terceiro dia foi reservado ao fortalecimento das práticas de registro profissional, com a análise e elaboração de documentos como relatórios, atas, notificações, ofícios e planos de ação, por meio da “Oficina de escrita técnica”, na qual foi elaborado um manifesto coletivo e da atividade de construção de um plano de ação com base em uma situação-problema.
A atividade “Café Regional” , que busca mobilizar ações de promoção, defesa e controle social, por meio do debate e do mapeamento de violações, estratégias de proteção e caminhos possíveis para a prevenção, fez parte do quarto dia de aula. Assim como o “Role Play”, que estimulou a reflexão sobre a atuação e o papel dos profissionais diante de uma situação de violação.
O encerramento foi marcado por uma dinâmica inspirada nas memórias de uma brincadeira da infância, seguida pela oficina de “Planejamento Participativo”, que incentivou a construção conjunta de propostas e ações voltadas à atuação da rede local. A programação também contou com uma dança de roda, promovendo um momento de convivência, troca e descontração entre os participantes.

Participantes da turma
A metodologia ativa adotada pela ECAM proporcionou um ambiente de partilha, escuta e construção coletiva, despertando novos olhares sobre a atuação dos profissionais da rede de proteção à infância e adolescência. Ao final do curso, os participantes ressaltaram a importância da articulação entre os diferentes serviços para o enfrentamento das violações de direitos no município de Coari.
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